Notícias
Política
"Não existe nada secreto", diz Moraes ao lacrar sistema das urnas

"Não existe nada secreto", diz Moraes ao lacrar sistema das urnas

Processo de lacração das urnas eletrônicas foi finalizado nesta sexta-feira (2)

| Autor: Redação

Foto: Nelson Jr. / STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira (2), o processo de lacração das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de outubro. O presidente da Justiça Eleitoral, Alexandre de Moraes, também participou do processo e assinou, assim como as demais autoridades presentes, o programa digital. 

As chaves lacradas digital e fisicamente serão encaminhadas para a sala-cofre do tribunal, onde ficarão armazenadas. Em seu discurso, Moraes voltou a afastar os riscos de fraude e pregou a transparência do processo eleitoral: “A Justiça Eleitoral assegura a todos os brasileiros total transparência nas eleições. Não existe nada de secreto na Justiça Eleitoral. De secreto, só o voto”, afirmou o presidente, ministro do Superior Eleitoral (TSE). 

Já o secretário de Tecnologia da Informação, Júlio Valente, pontuou a importância do evento, que cumpriu as normas específicas de inspeção. O próximo passo será encaminhar as cópias dos sistemas digitais para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que possuem seus cronogramas individuais de preparação e carga.

“Estamos cumprindo normas específicas de inspeção. Esse evento marca a conclusão do desenvolvimento dos sistemas que são executados nas urnas eletrônicas. Um trabalho com um ano de inspeção foi assinado hoje (nesta sexta) e lacrado”, pontuou Júlio.

Tags

Notícias Relacionadas