"Não existe nada secreto", diz Moraes ao lacrar sistema das urnas
Processo de lacração das urnas eletrônicas foi finalizado nesta sexta-feira (2)
Foto: Nelson Jr. / STF
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira (2), o processo de lacração das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de outubro. O presidente da Justiça Eleitoral, Alexandre de Moraes, também participou do processo e assinou, assim como as demais autoridades presentes, o programa digital.
As chaves lacradas digital e fisicamente serão encaminhadas para a sala-cofre do tribunal, onde ficarão armazenadas. Em seu discurso, Moraes voltou a afastar os riscos de fraude e pregou a transparência do processo eleitoral: “A Justiça Eleitoral assegura a todos os brasileiros total transparência nas eleições. Não existe nada de secreto na Justiça Eleitoral. De secreto, só o voto”, afirmou o presidente, ministro do Superior Eleitoral (TSE).
Já o secretário de Tecnologia da Informação, Júlio Valente, pontuou a importância do evento, que cumpriu as normas específicas de inspeção. O próximo passo será encaminhar as cópias dos sistemas digitais para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que possuem seus cronogramas individuais de preparação e carga.
“Estamos cumprindo normas específicas de inspeção. Esse evento marca a conclusão do desenvolvimento dos sistemas que são executados nas urnas eletrônicas. Um trabalho com um ano de inspeção foi assinado hoje (nesta sexta) e lacrado”, pontuou Júlio.