Notícias
Política
Motta e Alcolumbre confirmam conversas sobre anistia no Congresso

Motta e Alcolumbre confirmam conversas sobre anistia no Congresso

Pauta da anistia é discutida para livrar condenados pelo 8 de janeiro e tentativa de golpe de estado

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente, confirmaram que existem conversas sobre a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. A dupla se reuniu na última terça-feira (9), em Brasília. O encontro entre os dois aconteceu na Câmara dos Deputados após a sessão solene que promulgou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. 

Porém, em conversa com os jornalistas, Motta afirmou que ainda não houve nenhum acordo sobre texto. "Não há redação ainda. Cada Casa segue discutindo um texto", disse o deputado. A informação foi confirmada pela GloboNews. 

A fala foi reiterada por ele mais cedo, quando ele afirmou que sequer há uma data para votar o tema ou um relator desse caso. Nos corredores do Congresso Nacional, o que se discute é que Davi Alcolumbre não vai pautar nenhum projeto que fale sobre o tema. O senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado que pauta os temas que serão discutidos pelos parlamentares, afirmou que não irá levar à votação uma proposta de anistia ampla aos envolvidos no 8 de janeiro, principalmente, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, caso a iniciativa seja aprovada pela Câmara. 

Um dos principais textos debatidos e que a oposição quer, prevê um perdão que tornaria o ex-mandatário elegível novamente e livraria de punição, como também, seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), investigado por suposta coação ao Supremo Tribunal Federal (STF) no curso do processo da trama golpista do 8 de janeiro.

Já outra proposta recente discutida sobre o tema é a trazida pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP). Ele aguarda um encontro com Davi Alcolumbre para apresentar uma proposta de redação de uma anistia parcial, que seja proporcional aos atos de cada condenado na tentativa golpista.

Tags

Notícias Relacionadas