Notícias
Política
Ministra Anielle Franco se coloca como possível candidata ao Congresso em 2026

Ministra Anielle Franco se coloca como possível candidata ao Congresso em 2026

Filiada ao PT, Anielle nunca disputou eleições, mas afirmou que vai dialogar com o presidente Lula

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou nesta quarta-feira (14) que considera disputar uma vaga no Congresso Nacional nas eleições de 2026. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), Anielle ainda não tem histórico de participação em pleitos eleitorais, mas declarou estar disposta a se lançar na disputa.

A manifestação foi feita durante um jantar com parlamentares mulheres, em Brasília. Em conversa com o jornal Folha de S.Paulo, Anielle afirmou que o tema será discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de qualquer decisão definitiva.

Irmã da vereadora Marielle Franco — assassinada em 2018 no Rio de Janeiro —, Anielle ganhou projeção nacional pela atuação em defesa dos direitos humanos e da igualdade racial, o que culminou em sua nomeação como ministra no atual governo.

A possível candidatura de Anielle se soma à movimentação de outros ministros da gestão Lula que também são cotados para concorrer nas eleições de 2026. Entre os nomes especulados estão Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Marina Silva (Rede), Rui Costa (PT), Luciana Santos (PCdoB), Paulo Teixeira (PT), André Fufuca (PP), Márcio França (PSB) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

A composição da futura chapa governista e os desdobramentos políticos de 2026 devem começar a ganhar corpo nos próximos meses, à medida que ministros e lideranças partidárias intensificam suas agendas e articulações nos estados.

Tags

Notícias Relacionadas