Lula sugere mudança em programa para baratear eletrodomésticos
Proposta foi compartilhada com o vice-presidente Geraldo Alckmin
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)) afirmou, nesta sexta-feira (12), que fez uma sugestão para mudar o programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca. A declaração foi dada no Palácio do Planalto, ao longo da cerimônia de entrega de medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico e reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A proposta para modificar o programa foi compartilhada com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
"Até falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?'. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de vez em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito", disse o petista em discurso na cerimônia.
O chefe do Executivo também aproveitou para pedir à ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), que ela "abra a mão um pouquinho". Desta forma, o governo poderia facilitar o acesso da população para adquirir os utensílios domésticos.
Mesmo com o incentivo, Lula declarou que os brasileiros devem administrar seus gastos de "forma responsável", além de argumentar que “ninguém pode gastar o que não tem".