Lula diz que Trump garantiu acordo comercial com o Brasil após reunião nos EUA
Presidente afirmou que negociações com o republicano avançaram e que um entendimento pode ser firmado “mais rápido do que se imagina”
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (27) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu um acordo comercial com o Brasil. Desde meados de agosto, Washington impõe uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, como parte da nova política tarifária do governo republicano.
Durante entrevista à imprensa após o encontro com o líder norte-americano, Lula afirmou que as conversas com Trump “correram bem” e demonstrou otimismo quanto ao avanço das tratativas. “Acredito que o acordo será alcançado mais rápido do que se imagina”, declarou o presidente.
Trump, por sua vez, disse a repórteres, a bordo do Air Force One, antes de deixar a Malásia, que teve uma “boa reunião” com Lula, a quem descreveu como “um cara bastante enérgico”, mas se mostrou cauteloso quanto aos resultados. “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, afirmou.
Além das tarifas comerciais, os Estados Unidos também impuseram sanções a autoridades brasileiras, alegando preocupações com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump classificou o caso como uma “caça às bruxas”.
Lula considerou as medidas americanas “incorretas”, mas disse estar disposto a discutir qualquer tema com o presidente dos EUA, citando como exemplo a situação política na Venezuela.