Notícias
Política
Lula assina decreto que permite Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos

Lula assina decreto que permite Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos

Medida foi assinada nesta segunda-feira (14)

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, aprovada em abril pelo Congresso Nacional. A medida é uma resposta do governo brasileiro ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que estabelece uma taxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para o país a partir de 1º de agosto. O decreto define os procedimentos para aplicação da lei e cria um comitê com representantes do governo e do setor empresarial para debater o tema.

Segundo o governo, antes da nova legislação, o Brasil só podia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) em casos de retaliação comercial. Agora, o país poderá adotar medidas semelhantes de forma mais ágil. O conteúdo do decreto será publicado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial da União, mas, segundo autoridades, ele não menciona diretamente os Estados Unidos.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo se reunirá nesta terça com representantes da indústria nacional para discutir a reação ao tarifaço. A primeira rodada de reuniões será com setores industriais que mantêm relações comerciais mais intensas com os EUA.

O comitê interministerial envolvido nas discussões inclui os ministérios do Desenvolvimento, da Fazenda, das Relações Exteriores e a Casa Civil. O ministro Rui Costa ressaltou que o decreto visa permitir uma resposta rápida a medidas unilaterais de outros países, sem citar explicitamente os Estados Unidos.

Tags

Notícias Relacionadas