Jair Bolsonaro sinaliza apoio a Ciro Gomes contra o PT
Ex-presidente, em regime domiciliar, autoriza o apoio do seu partido a Ciro numa eventual disputa em 2026
Foto: Reprodução/Twitter
Apesar de cumprir prisão domiciliar e ter sido condenado por sua participação na trama golpista, o ex-presidente Jair Bolsonaro autorizou a aliança entre seu partido, o Partido Liberal (PL), e o ex-ministro Ciro Gomes (recém-filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira — PSDB) para disputar contra o Partido dos Trabalhadores (PT) no pleito de 2026 no Ceará.
O parlamentar bolsonarista André Fernandes afirmou que o envolvimento do ex-presidente criou “aprimoramento” no projeto político local: “Obviamente, tudo que eu fiz e que eu estou fazendo, eu tive aval de Jair Bolsonaro. Ele nos ouviu, nos atendeu e mandou tocar”, destacou Fernandes.
A articulação parte de uma estratégia para enfrentar o atual governador cearense Elmano de Freitas, filiado ao PT, que busca a reeleição. Com a união entre Ciro e o PL bolsonarista, o tabuleiro eleitoral do Ceará para 2026 sofre novo rearranjo, justamente em meio a rupturas e reposicionamentos que vinham se desenhando desde 2022.
A movimentação, contudo, carrega contradições: há pouco tempo, Ciro Gomes havia sido um crítico ferrenho de Bolsonaro, chamando-o de “negacionista por vocação e estúpido por natureza”. Ainda assim, o aval político de Bolsonaro ao PL para apoiar Ciro marca uma mudança de rumos — e revela as reconfigurações em curso dentro das alianças partidárias rumo a 2026.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.