Hugo Motta dá indícios de quando pautará o PL da Anistia na Câmara
Já Davi Alcolumbre busca alternativas que não beneficiem Bolsonaro
Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta do Republicanos-PB, revelou na manhã desta terça-feira (16) que pautará com urgência o projeto que prevê uma anistia aos condenados por participação nos atos golpistas e tentativas de golpe do dia 8 de janeiro de 2023 na sessão deliberativa de quarta-feira (17). As informações foram divulgadas no site do Metrópoles.
Segundo a publicação, o anúncio foi feito pelo Presidente aos líderes partidários nesta terça-feira (16), em uma reunião realizada na Residência Oficial da Câmara.
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, já encomendou um estudo à equipe legislativa sobre a proposta. Enquanto isso, o Palácio do Planalto tenta se aproximar de lideranças do Centrão, buscando ter o controle da votação da urgência.
Os interlocutores de Motta revelaram que o presidente da Câmara não é a favor de pautar o projeto da anistia, entretanto não "aguenta mais" e quer "se livrar do assunto" para seguir com as atividades normais da Casa.
O presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) deve acompanhar a votação da urgência do PL da Anistia de perto. Isso porque ele tenta texto alternativo, que apenas reduza as penas dos condenados pelos ataques do dia 3 de janeiro de 2023 e não dê brechas para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado na última quinta-feira (11) por tentativa de golpe pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).