Notícias
Política
Haddad sinaliza saída da Fazenda em 2026 para atuar na agenda eleitoral

Haddad sinaliza saída da Fazenda em 2026 para atuar na agenda eleitoral

Ministro afirma que decisão foi comunicada a Lula e que eventual candidatura dependerá de pedido do presidente

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que pretende deixar o comando da pasta no início de 2026 para concentrar esforços na agenda eleitoral. Segundo ele, a saída deve ocorrer “um pouco antes de março”. A declaração foi dada à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, durante a inauguração do SBT News, em São Paulo, na última sexta-feira (12).

Em outra entrevista, o ministro disse que já comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a intenção de participar da elaboração do programa de governo e da estratégia política para o próximo pleito. Na ocasião, no entanto, Haddad afirmou não ter planos de disputar cargo eletivo.

O ministro ponderou que pode rever essa decisão caso haja um pedido direto de Lula. Se vier a concorrer, Haddad precisará se desincompatibilizar do cargo até o início de abril, conforme prevê a legislação eleitoral.

Nos bastidores, o nome mais citado para assumir o Ministério da Fazenda é o do atual secretário-executivo da pasta, Dario Durigan, apontado como favorito para dar continuidade à condução da política econômica.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas