Haddad nega intenção de disputar a Presidência em 2026: 'Não estou pensando em eleição'
Ministro da Fazenda afirma que prioridade é o trabalho no governo e diz que a decisão sobre candidatura cabe a Lula
Foto: Reprodução UOL
Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, é apontado como possível substituto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o petista decida não disputar a reeleição em 2026. No entanto, Haddad afirmou nesta segunda-feira (13) que não tem intenção de concorrer ao pleito.
Segundo o ministro, a "prerrogativa" de se candidatar é do próprio Lula, que já deu sinais públicos de que pode disputar um novo mandato. Haddad também descartou a possibilidade de concorrer ao Senado ou ao governo de São Paulo.
"Eu não estou pensando em eleição em 2026. Não estou mesmo. Estou com afazeres bastante importantes e estou focado nisso. Eu pertenço a um campo, e é esse campo que tem de concluir pela melhor alternativa. Não existem só Lula e Fernando Haddad no mundo. Está cheio de gente boa que pode se apresentar", disse, em entrevista ao portal UOL.
Em 2018, quando Lula foi impedido de concorrer, Haddad disputou a Presidência da República e perdeu para Jair Bolsonaro (PL). Já em 2022, concorreu ao governo de São Paulo, mas foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Bolsonaro.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.