Notícias
Política
Governo Lula teme novas sanções de Trump após julgamento de Bolsonaro no STF

Governo Lula teme novas sanções de Trump após julgamento de Bolsonaro no STF

Primeira Turma da Corte começa a julgar ex-presidente e aliados por tentativa de golpe

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que os Estados Unidos podem impor novas sanções ao Brasil em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

A Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira (2) a análise do caso de Bolsonaro e de outros sete acusados apontados como parte do núcleo central da tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a publicação, o Planalto nega qualquer ligação direta entre o julgamento e a decisão tomada na última quinta-feira (28), quando o governo brasileiro abriu processo que pode resultar em retaliação ao tarifaço imposto por Donald Trump. A medida teria como objetivo garantir respaldo jurídico para uma eventual resposta política caso as sanções sejam ampliadas.

Aliados de Bolsonaro também projetam uma possível reação do governo Trump diante de uma condenação do ex-presidente. Entre as ações cogitadas estaria a aplicação da Lei Magnitsky não apenas contra Bolsonaro, mas também contra familiares e ministros do STF, incluindo a esposa do ministro Alexandre de Moraes.

Tags

Notícias Relacionadas