Notícias
Política
Gilmar Mendes ironiza veto de entrada nos EUA: “Poderia estar contando isso em Roma, Paris, Lisboa...”

Gilmar Mendes ironiza veto de entrada nos EUA: “Poderia estar contando isso em Roma, Paris, Lisboa...”

Ministro fez piada sobre o cancelamento do visto americano durante evento no STF com colegas da Corte

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Antonio Augusto/STF

Durante cerimônia realizada na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (6), o ministro Gilmar Mendes fez uma fala carregada de ironia ao comentar o cancelamento dos vistos de entrada nos Estados Unidos para magistrados da Suprema Corte brasileira, uma medida adotada durante o governo do então presidente norte-americano Donald Trump.

A declaração foi feita durante o lançamento do livro Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade, de autoria do próprio ministro. A publicação reúne discursos proferidos em conferência realizada no ano anterior, na Argentina, ocasião em que Mendes foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires.

"Nós temos falado em nossos desafios institucionais. Eu já tive a oportunidade de dizer que poderia estar contando [isso] em Roma, Paris e Lisboa, agora não em Washington", disse o decano da Corte, arrancando risadas dos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Flávio Dino e de outros presentes no evento.

O ministro ainda se voltou diretamente a Barroso, que tem passagem como professor e pesquisador nos Estados Unidos, para continuar o raciocínio:
“Recentemente em Harvard, na Brazil Conference, poderíamos estar contando a história de uma debacle, da derrota do Estado de Direito, mas normalmente nós temos Estado nesses ambientes, contando a consagração, a vitória, a atuação da jurisdição constitucional, no sentido kelseniano de proteção da democracia”, afirmou.

A fala foi interpretada como uma crítica indireta ao tratamento dado por autoridades americanas a membros da Justiça brasileira em um contexto de instabilidade política no país.

Tags

Notícias Relacionadas