Gilmar Mendes critica sistema de imigração de Portugal e causa reação política no país
Ministro do STF classificou serviços de imigração como “desorganizados e caóticos”; vice do Chega rebateu críticas
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou o funcionamento dos serviços de imigração em Portugal, classificando-os como “desorganizados e caóticos”. Em entrevista à CNN Portugal, concedida na sexta-feira (3), o magistrado apontou falhas administrativas que, segundo ele, têm causado insegurança jurídica e dificultado a vida de imigrantes brasileiros.
“Pelas informações de que disponho, o mais problemático é o não funcionamento dos órgãos administrativos. Talvez mesmo por um carácter desorganizado e caótico dos serviços de imigração. Isso é preocupante e é preciso que seja prontamente reparado”, afirmou Mendes.
O ministro citou ainda casos em que um mesmo imigrante recebeu, simultaneamente, uma ordem de deportação e um documento que comprovava a regularidade da sua situação no país. “As pessoas estão muito temerosas por conta disso e acho que é importante resolver isso para que não haja tumulto numa relação que é tão pacífica. Nós temos tantos portugueses e uma tão bela História juntos”, completou.
As declarações, porém, provocaram forte reação em Portugal. O vice-presidente do partido de extrema direita Chega, Pedro dos Santos Frazão, respondeu às críticas em uma publicação nas redes sociais no sábado (4). Ele classificou as falas de Gilmar Mendes como uma “ofensa gratuita” e afirmou que o Brasil não tem legitimidade para criticar o país europeu.
“Caótico é o Brasil das favelas e onde a justiça liberta corruptos e criminosos todos os dias. Portugal recebe não lições de quem devia pôr ordem na sua própria casa”, escreveu o político.
As declarações de ambos reforçaram a tensão em torno das dificuldades enfrentadas por brasileiros residentes em Portugal, tema que tem ganhado destaque nos últimos meses devido à lentidão dos processos e às falhas no novo sistema de regularização migratória.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.