Foragido nos EUA, Alexandre Ramagem pode ser incluído em alerta da Interpol
Possibilidade ganhou força após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na terça-feira (25)
Foto: Ton Molina/STF
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está foragido em Miami, nos Estados Unidos, desde setembro, pode passar a integrar a lista de difusão da Interpol, utilizada para facilitar a cooperação internacional entre forças policiais e auxiliar na captura de procurados em diferentes países.
A possibilidade ganhou força após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na terça-feira (25), que determinou o início do cumprimento da pena de 16 anos e 1 mês de prisão imposta a Ramagem no julgamento da trama golpista. Como o parlamentar permanece fora do Brasil, o mandado de prisão será incluído no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).
Além disso, o ministro Alexandre de Moraes ordenou que a Mesa da Câmara dos Deputados declare a perda do mandato do parlamentar assim que houver o trânsito em julgado da ação penal.
A divulgação do acórdão que confirma as condenações dos réus do chamado “núcleo 1” do plano golpista também mobilizou as defesas de Ramagem e do ex-ministro Anderson Torres. Ambos intensificaram a preparação de recursos na tentativa de evitar o afastamento de seus cargos de delegados da Polícia Federal.
Os dois são delegados de carreira e, além da pena de prisão e da inelegibilidade, foram condenados à perda dos cargos públicos. De acordo com o STF, eles deverão ser desligados dos quadros da Polícia Federal. No entanto, conforme apuração da CNN, essa medida só poderá ser efetivada após o trânsito em julgado, quando não houver mais possibilidade de recurso.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.