Notícias
Política
Erika Hilton solicita que Eduardo Bolsonaro seja declarado inelegível

Erika Hilton solicita que Eduardo Bolsonaro seja declarado inelegível

Deputada também solicitou bloqueio de verbas do parlamentar

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Matheus Alves

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou nesta segunda-feira (6) um pedido à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) seja considerado inelegível. A ação decorre de uma declaração feita por ele afirmando que “sem anistia, não haverá eleições em 2026”. 

A fala de Eduardo, publicada na última quinta-feira (2), em sua conta na rede social X, referia-se à proposta de flexibilização das penalidades para condenados por crimes antidemocráticos, tema tratado no chamado “PL da Dosimetria”, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). 

No pedido, Erika Hilton não apenas pleiteia a inelegibilidade de Eduardo, mas também requer o bloqueio dos salários de seus assessores e a suspensão de suas verbas de gabinete. Para ela, é “inaceitável” que o parlamentar continue a ter um gabinete com nove assessores recebendo, juntos, R$ 132 mil mensais. 

Desde março deste ano, Eduardo está nos Estados Unidos, após se afastar do mandato sem previsão de retorno ao Brasil. Ele havia dito que pretendia se dedicar “integralmente a buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”. 

O período de licença venceu em 20 de julho, o que fez com que ele começasse a acumular faltas não justificadas — situação que pode levar à perda do mandato. 

Tags

Notícias Relacionadas