Notícias
Política
Eleições: 10 estados solicitam Forças Armadas para reforçar segurança

Eleições: 10 estados solicitam Forças Armadas para reforçar segurança

Acirramento político no país com a polarização e presença de facções criminosas são alguns dos motivos apresentados pelas autoridades; lista tem 439 municípios

| Autor: Redação

Foto: Wesley Marçal / Unsplash

Com o aumento da tensão em torno da aproximação das eleições, dez das 27 unidades federativas pediram a presença das Forças Armadas para garantir a segurança da votação e da apuração. O levantamento foi feito pelo portal Globo com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país.

Ao todo, 439 cidades solicitaram o reforço. O requerimento é algo comum durante os pleitos, contudo,há uma característica distinta que motiva as requisições em 2022: o acirramento da polarização política e o temor de violência generalizada por quem desacredita o processo eleitoral.

Segundo o levantamento, o Maranhão foi o estado que solicitou tropas para mais cidades (97), seguido do Rio (92), Piauí (85), Pará (78), Mato Grosso (29), Acre (22), Mato Grosso do Sul (11), Amazonas (10), Ceará (10) e Tocantins (5). As principais motivações dos pedidos são defasagem de efetivo policial, a violência urbana, a ausência do Estado em áreas indígenas e quilombolas e a interferência das facções criminosas ligadas ao narcotráfico. 

De acordo com TSE, no primeiro turno das eleições de 2014, 279 cidades tiveram o apoio da força federal. Já no pleito municipal de 2016, 467 localidades precisaram do suporte na primeira etapa da votação. No último pleito geral, realizado em 2018, 513 municípios receberam o auxílio. Em 2020, o número de municípios que necessitou da ajuda para realização do primeiro turno subiu para 613.
 

Tags

Notícias Relacionadas