Deputados pedem que TCU apure aluguel da casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar
Segundo a publicação, o imóvel é alugado com recursos do PL
Foto: Divulgação/Assessoria de Jair Bolsonaro
Parlamentares do PSOL encaminharam ao Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de investigação sobre o pagamento do aluguel da casa em que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar, em Brasília. A solicitação foi revelada pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, o imóvel é alugado com recursos do PL, partido de Bolsonaro. A representação aponta indícios de possível uso irregular do Fundo Partidário, o que violaria a legislação que proíbe o emprego desses recursos em despesas de natureza pessoal, como aluguel de moradia.
No documento, os parlamentares destacam que os valores do fundo devem ser destinados exclusivamente a atividades relacionadas ao funcionamento e à manutenção dos partidos políticos.
Assinam a representação os deputados federais Luciene Cavalcante e Carlos Giannazi, além do vereador de São Paulo, Celso Giannazi. Eles solicitam que o TCU apure a legalidade do uso dos recursos para bancar a residência do ex-presidente.
"A natureza pública dos recursos e a sua destinação constitucionalmente vinculada às atividades partidárias impõem um dever de probidade e transparência aos dirigentes. O desvio desses valores para fins privados não só compromete a regularidade das contas partidárias, mas atenta contra os princípios da moralidade e da legalidade", diz um trecho do documento.