Notícias
Política
Deputado critica criação de bancada cristã na Câmara: 'retrocesso civilizatório'

Deputado critica criação de bancada cristã na Câmara: 'retrocesso civilizatório'

Henrique Vieira (PSOL-RJ) afirma que medida desrespeita Estado laico e pluralidade religiosa

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Henrique Vieira (PSOL-RJ) criticou nesta quarta-feira (22) a aprovação da tramitação em regime de urgência do projeto que cria uma bancada cristã na Câmara dos Deputados, aprovado por 398 votos favoráveis e 30 contrários. Para o parlamentar, a iniciativa representa um "retrocesso civilizatório" e um "desrespeito à democracia e ao Estado laico".

Segundo Vieira, a pretensão de “falar em nome de todos os cristãos” é problemática, já que o cristianismo é uma religião diversa e plural. “A criação de uma bancada cristã que pretende falar em nome de todos os cristãos é um desrespeito à democracia, ao Estado laico, à pluralidade religiosa, à não-crença religiosa e também aos próprios cristãos. Pode abrir precedentes gravíssimos”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que nenhuma pesquisa indica que os cristãos compartilham um bloco uniforme de pensamentos. Ele ainda explicou que, embora seja cristão, não vê necessidade de transformar a tribuna da Câmara em um púlpito religioso e que se licenciou do cargo de líder religioso para exercer o mandato de forma laica.

Vieira questionou também se haverá bancadas de outras religiões, como islamismo, judaísmo, espiritismo ou religiões de matriz africana, criticando o caráter exclusivo da bancada cristã.

Tags

Notícias Relacionadas