Damares reage a desafio de Silas Malafaia e divulga nomes envolvidos em fraudes no INSS
Conflito entre a senadora e o pastor reacende disputa antiga e expõe investigações sobre fraudes em benefícios previdenciários
Foto: Reprodução
A senadora Damares Alves (Republicanos) foi publicamente desafiada pelo pastor Silas Malafaia, o que acabou resultando na divulgação de uma lista de pastores e igrejas evangélicas citados nas investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
A comissão foi criada para apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e teve início após operações da Polícia Federal. Reportagens de um grande portal de notícias revelaram que associações realizavam descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas.
Na semana passada, Damares já havia mencionado a existência de evangélicos investigados no âmbito da CPMI. O embate com Malafaia, no entanto, não é recente. Segundo um pastor ouvido pelo portal, o conflito entre os dois remonta ao início do governo Jair Bolsonaro.
À época, o senador Magno Malta (PL-ES), aliado próximo de Malafaia, não conseguiu se reeleger no Espírito Santo nem foi contemplado com um cargo no governo federal, enquanto Damares assumiu o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A disputa por espaço político e influência teria deixado marcas que ainda afetam a relação entre os dois.
Em entrevista ao SBT News, Damares afirmou que igrejas evangélicas foram identificadas “nos esquemas de fraudes aos aposentados”.
A declaração levou Silas Malafaia a publicar um vídeo nas redes sociais cobrando explicações da senadora.
“Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria”, desafiou Malafaia. “Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica”, acrescentou.
Em resposta ao desafio, Damares divulgou uma lista consolidada de nomes que já constam em pedidos oficiais da CPMI, incluindo convites, convocações e solicitações de quebra de sigilo, reforçando que as informações fazem parte de documentos formais da comissão.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.