Notícias
Política
Conheça os novos secretários indicados por Jerônimo Rodrigues

Conheça os novos secretários indicados por Jerônimo Rodrigues

Uma das novidades é a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (Sepromi), que será comandada por Patrícia Pataxó (foto). A pasta foi criada para o próximo governo

| Autor: Redação

Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quarta-feira (28), novos secretários que irão compor a sua gestão, a partir do dia 1º de janeiro. Uma das novidades é a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (Sepromi), que será comandada por Patrícia Pataxó. A pasta foi criada para o próximo governo. 

Dos sete nomes que foram confirmados, dois atuam nas secretarias no atual mandato de Rui Costa (PT). Conheça cada um dos nomes indicados por Jerônimo:

Patrícia Pataxó - Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (Sepromi)

Pertencente ao povo Pataxó Hãhãhãe, natural de Itaju do Colônia, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no Sul da Bahia, Patrícia Pataxó é advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional.

A nova superintendente atuou como assessora institucional da Prefeitura de Itaju do Colônia; assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC); e teve destacada participação em reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas. 

Ao longo de sua trajetória na vida pública, acompanhou e assessorou casos importantes relacionados à questão indígena.

Bruno Monteiro - Cultura (Secult)  

Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Em sua experiência de gestão, foi chefe de gabinete de dois Ministérios (Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres) e assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff. Como produtor, atuou na produção de artistas como Caetano Veloso. Além disso, coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar (2020). 

Sempre atuante como ativista cultural, foi um dos fundadores do Movimento 342 Artes, que uniu a classe artística em torno de causas sociais e políticas. Com muito trânsito e relação no meio cultural nacional, participou do grupo de trabalho de transição da cultura no Governo Federal. Nos últimos anos, coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.

Elisângela dos Santos Araújo - Política para as Mulheres (SPM)

Agricultora familiar nascida no semiárido do nordeste baiano, Elisângela é Secretaria Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Foi presidenta do Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT). Por causa dessa trajetória de luta, tornou-se uma liderança regional das mulheres trabalhadoras rurais.

Davidson Magalhães - Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) 

Atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães é formado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mestre na mesma área pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Davidson começou sua trajetória docente, em 1990, na Uesc. Atualmente, é professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Salvador.

Foi vereador, por dois mandatos, em Itabuna, sua cidade natal. No município, exerceu ainda as funções de secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política. No período de 2007 a 2014, assumiu a presidência da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Exerceu a coordenação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no Nordeste, integrou o Conselho Fiscal da Coelba e presidiu o Conselho Fiscal da Neoenergia no Brasil. Foi deputado federal entre 2015 e 2018.

Angelo Almeida - Desenvolvimento Econômico (SDE)

Reeleito deputado estadual com 59.841 votos, Angelo Almeida foi vereador de Feira (2009/2012), quando presidiu e foi membro da Comissão de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Como deputado, em seu primeiro mandato, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu segundo mandato, foi presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19 e criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia.

O próximo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) atua, principalmente, na luta em defesa da agricultura familiar, da juventude, da inclusão e do desenvolvimento sustentável. Fruto de sua articulação, conseguiu trazer para a Bahia, após mais de 30 anos, o Campeonato Brasileiro de Canoagem. No PSB, Angelo foi presidente da sigla em Feira de Santana e atualmente é dirigente do PSB Bahia e membro do diretório nacional do partido.

Jusmari Oliveira - Desenvolvimento Urbano (Sedur)

A próxima titular da Sedur foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia. Em 2017, foi convidada pelo governador Rui Costa e pelo senador Otto Alencar para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde realizou um grande trabalho e logo depois se elegeu deputada estadual. 

Agora, ela retorna à Sedur com a missão que sempre norteou a sua vida: servir aos que mais precisam. Com a confiança do governador eleito Jerônimo Rodrigues e do senador Otto Alencar, ela permanece firme consolidando cada vez mais o seu trabalho e sendo uma das mais importantes lideranças políticas de Barreiras e do Oeste Baiano. Forte representante das mulheres, defensora da agricultura e com um espírito de luta muito forte que nunca a deixa cair, Jusmari Oliveira é bacharel em Letras, agricultura e comerciante. 

André Curvello - Comunicação (Secom)  

Com passagem por agências de publicidade, rádio, assessoria de imprensa, televisão, jornal impresso e experiências em cargos públicos, André Curvello foi redator publicitário, Chefe da Sucursal do jornal A Tarde e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.

Foi Secretário de Comunicação Social do Município de Salvador, trabalhou como repórter, editor e produtor em rádio, jornal e televisão. Coordenou diversas campanhas eleitorais majoritárias e outras na área Política. É secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015, após coordenar a comunicação da campanha do então candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa, em 2014. 

Leia também:

Jerônimo Rodrigues anuncia novos secretários, mas não define nome da SSP

No dia 19 de dezembro, 11 nomes foram anunciados pelo governador eleito e no dia 22, outros cinco. Com isso, quatro secretarias estão pendentes, sendo elas: Segurança Pública (SSP), Administração (Seab), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Planejamento (Seplan).

Tags

Notícias Relacionadas