Notícias
Política
Bolsonaro critica governadores nordestinos que não reduziram ICMS

Bolsonaro critica governadores nordestinos que não reduziram ICMS

Gestores da região Nordeste não acataram projeto que impõe teto na alíquota do imposto

| Autor: Redação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, na última segunda-feira (4), a postura dos governadores dos estados da região Nordeste que não acataram a decisão de reduzir o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), com base no projeto aprovado recentemente pelo Congresso, que impõe um teto de 17% da alíquota. 

A apoiadores, Bolsonaro disse que os governadores, que entraram com ação na Justiça para reverter a mudança, não querem cumprir a decisão, e reforçou que ele 'zerou' os impostos na tentativa de diminuir o valor dos combustíveis. Os gestores estaduais argumentam que a medida deve gerar um prejuízo bilionário aos cofres dos estados. 

"O Nordeste não quer abaixar o preço, tá? Eu vou ver o que fazer aqui. Eu zerei todos os impostos de combustíveis, todos, e a lei mandou diminuir para 17% o ICMS dos combustíveis dos governadores [...] Pessoal do nordeste está resistindo, entraram na justiça. É o pessoal que diz que trabalha para o povo, que o pobre tem que ser tratado de maneira especial e na hora de cumprir a lei, eles não cumprem", disse o presidente, que ainda mirou os estados do Piauí e Maranhão. 

"Era para estar pelo menos R$ 2 reais a gasolina mais barata lá [no Piauí] e está sendo a mais cara do Brasil. Eu acho que junto com o Maranhão, os estados mais pobres do Brasil", finalizou Bolsonaro. 

Bolsonaro vive uma 'queda de braços' com os governadores. Enquanto o grupo de gestores afirma que a alta nos derivados no petróleo é fruto da política de preço adotada pela Petrobras, o presidente culpa os impostos pela crise. 

Tags

Notícias Relacionadas