Assembleia da Bahia decide nesta sexta se mantém prisão de Binho Galinha, alvo da Operação Estado Anômico
Deputado é suspeito de chefiar organização criminosa ligada a lavagem de dinheiro e agiotagem
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) irá decidir, na manhã desta sexta-feira (10), se mantém ou revoga a prisão do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD).
O parlamentar foi alvo da Operação Estado Anômico, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no último dia 1º de outubro. A investigação apura a atuação de uma organização criminosa com estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico em Feira de Santana.
Por determinação da Justiça, foram bloqueados até R$ 9 milhões em bens dos investigados, além da suspensão das atividades de uma empresa apontada como instrumento de lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, o deputado seria o líder do grupo e, mesmo sob medidas cautelares, teria continuado a comandar o esquema por meio de empresas de fachada e “laranjas”.
Poucas horas após o início da operação, uma caminhonete blindada Toyota SW4, supostamente usada pelo parlamentar para fugir, foi encontrada abandonada em uma área de mata no município.
Binho Galinha está preso desde o dia 3 de outubro, quando se apresentou voluntariamente à polícia. O advogado Gamil Föppel, que representa o deputado, criticou a decisão judicial: “A prisão preventiva é uma medida extrema e desnecessária. Ele se apresentou espontaneamente e sempre esteve à disposição da Justiça.”
Na última quarta-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alba finalizou o parecer sobre o caso, após mais de cinco horas de reunião. O relatório, agora encaminhado ao plenário, reconhece que existem fundamentos constitucionais tanto para a manutenção quanto para a revogação da prisão preventiva.
A votação desta sexta deve definir o próximo capítulo do caso que movimenta a política baiana.