Notícias
Política
Após perder grandes nomes, PSDB aposta em Ciro Gomes e antigas lideranças para se reerguer

Após perder grandes nomes, PSDB aposta em Ciro Gomes e antigas lideranças para se reerguer

Partido tenta recompor forças após migração de Eduardo Leite, Raquel Lyra e Eduardo Riedel para outras siglas

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O PSDB perdeu três governadores eleitos em 2022 que eram vistos como símbolo de renovação da legenda: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Raquel Lyra (Pernambuco) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Leite e Lyra migraram para o PSD, enquanto Riedel se filiou ao PP.

Para tentar se reerguer, o partido tem apostado em nomes tradicionais e busca atrair novas lideranças, entre elas Ciro Gomes, que deve se filiar à legenda nesta quarta-feira (22). A expectativa é de que o ex-ministro e ex-governador do Ceará dispute novamente o governo cearense nas eleições de 2026.

Além disso, dirigentes tucanos têm incentivado o retorno de ex-governadores como Marconi Perillo (GO), Beto Richa (PR) e Aécio Neves (MG) às disputas estaduais. O único nome confirmado até o momento é o de Marconi Perillo, atual presidente do partido, que deverá concorrer ao governo de Goiás.

O PSDB também planeja reforçar seu quadro no Sudeste, com a possível filiação do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, cotado para disputar o Senado em 2026. O prefeito carioca Eduardo Paes (PSD), que deve concorrer ao governo estadual, também estaria na mira dos tucanos para uma futura composição política.

Tags

Notícias Relacionadas