Suspeitos de atuar na lavagem de dinheiro do PCC são foco de operação
Batizada de Operação Falso Mercúrio, a ação mobiliza cerca de 100 policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)
Foto: Divulgação SSP
A Polícia Civil de São Paulo realizou, na manhã desta quinta-feira (4), uma operação para desarticular um grupo suspeito de lavar dinheiro associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A ofensiva prevê o cumprimento de seis mandados de prisão e 48 de busca e apreensão em pontos da capital e da Grande São Paulo.
Batizada de Operação Falso Mercúrio, a ação mobiliza cerca de 100 policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Além das diligências, a Justiça determinou o bloqueio de 49 imóveis, três embarcações e 257 veículos registrados em nome dos investigados.
A investigação também resultou no congelamento de ativos financeiros: contas de pelo menos 20 pessoas físicas e 37 empresas tiveram movimentações restringidas por ordem judicial.
De acordo com a 3ª Delegacia de Investigações Gerais, responsável pelo caso, o grupo mantinha um esquema complexo para lavar dinheiro obtido em atividades criminosas, como tráfico de drogas, estelionato e exploração de jogos de azar.
A rede funcionava de maneira estruturada, dividida em três frentes: os “coletores”, encarregados de reunir o dinheiro; os “intermediários”, responsáveis por movimentar e ocultar os valores; e os “beneficiários finais”, que recebiam os recursos já mascarados pela lavagem.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.