Notícias
Polícia
Salvador e RMS registram mais de mil tiroteios em pouco mais de sete meses

Salvador e RMS registram mais de mil tiroteios em pouco mais de sete meses

Número de episódios em 2025 é ligeiramente menor que no ano passado, mas quantidade de mortos aumentou

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação / Folha Extra

Entre 1º de janeiro e 11 de agosto deste ano, Salvador e a Região Metropolitana registraram 1.019 episódios de trocas de tiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado. Do total, 437 ocorreram durante operações policiais. Ao todo, 835 pessoas morreram, 368 em ações das forças de segurança e outras 206 ficaram feridas, sendo 55 em operações policiais.

No mesmo período de 2024, foram contabilizados 1.119 tiroteios, cem a mais que neste ano. Na ocasião, 436 episódios ocorreram em ações policiais, com um saldo de 814 mortos e 209 feridos. Apesar do número maior de confrontos no ano passado, o total de mortes foi inferior ao registrado em 2025.

O caso mais recente aconteceu durante a abertura do Mundial Feminino de Polo Aquático Sub-20, em Salvador. O evento, realizado na Arena Aquática, na orla da Pituba, precisou ser interrompido após disparos próximos ao local, enquanto as seleções do Canadá e da China se enfrentavam.

O episódio ganhou repercussão internacional. A rede canadense Sportsnet destacou o impacto direto sobre sua equipe, enquanto a Al Jazeera descreveu como as jogadoras deixaram a piscina, buscaram abrigo atrás de uma pequena barreira e aguardaram até o fim da ameaça.

Tags

Notícias Relacionadas