PM deflagra 9ª Edição da Força Total e amplia combate ao crime em toda a Bahia
Ação mobiliza tropas em todo o estado para intensificar o combate ao crime e reforçar a segurança na RMS
Foto: Flickr PMBA
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª edição da Operação Força Total, mobilizando efetivos em todo o estado com foco no combate à criminalidade e na prevenção de crimes. A ostensiva, que ocorre simultaneamente em diversos municípios, dá atenção especial às áreas críticas da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O reforço inclui unidades operacionais, administrativas e especializadas da PM, com apoio de tropa ostensiva, viaturas e aeronaves. Entre os principais objetivos estão a retirada de armas e drogas de circulação, a recuperação de veículos roubados ou furtados e a realização de prisões em flagrante.
Na RMS, as atividades começaram logo cedo. Às 8h, policiais se concentraram na Praça da Bíblia, em Simões Filho, para o alinhamento das estratégias e distribuição das equipes. O comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, acompanha pessoalmente as operações no município de Irecê, na Chapada Diamantina.
Além da Força Total, a Polícia Civil também realiza a Operação Réprobos, voltada para desarticular uma facção criminosa com atuação em Salvador e região metropolitana. Até o momento, 14 suspeitos foram alvos de mandados judiciais – 11 presos e três mortos em confrontos com a polícia.
Segundo a PM, as ações conjuntas têm como meta intensificar a segurança da população baiana e aumentar a sensação de ordem pública. O balanço oficial com números de prisões, apreensões e veículos recuperados deve ser divulgado ao longo do dia.