Força Penal Nacional permanece por mais 30 dias no presídio de Eunápolis
Decisão do Ministério da Justiça visa reforçar segurança e prevenir novas crises no Conjunto Penal
Foto: Divulgação
A Força Penal Nacional (FPN) continuará atuando por mais 30 dias no Conjunto Penal de Eunápolis, na região da Costa do Descobrimento, na Bahia. A prorrogação da permanência foi autorizada por meio de portaria assinada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
A presença da FPN na unidade teve início no dia 11 de junho, após uma emboscada registrada na noite de 20 de maio, que tinha como alvo o diretor do presídio, Jorge Magno Alves Pinto. Na ocasião, ele não estava no veículo atacado, mas o motorista foi baleado e sobreviveu. O crime foi atribuído a um grupo de cerca de 20 criminosos ligados a uma facção.
Além do atentado, o presídio foi cenário de uma fuga em massa ocorrida em dezembro de 2024, quando 16 detentos escaparam durante uma invasão à unidade. Até o momento, 15 ainda permanecem foragidos.
A atuação da FPN tem como foco o reforço da segurança externa e a realização de treinamentos com policiais penais e membros do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), visando à execução eficiente de rotinas administrativas e prevenção de crises no sistema prisional.
Na Bahia, a operação da Força Penal Nacional é realizada em parceria com a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), conforme previsto em convênio vigente.