Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro é preso pela Polícia Federal
Prisão faz parte da operação Compliance Zero, que cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão
Foto: Divulgação Banco Master
A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (18), o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Ele foi detido em sua casa, em São Paulo, durante uma operação que ocorre um dia depois de um consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira anunciar a compra da instituição.
O grupo comprador, que reúne investidores dos Emirados Árabes Unidos, prevê um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o caixa do banco, que enfrenta dificuldades financeiras. A conclusão do negócio ainda depende de aprovação do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A prisão faz parte da operação Compliance Zero, que cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. A ação tem como foco a emissão de títulos de crédito falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.
As investigações começaram em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. Esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e posteriormente substituídos, após fiscalização do Banco Central, por ativos sem avaliação técnica adequada.
Os investigados podem responder por gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa e outros crimes.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.