Adolescente morre após suposta agressão durante abordagem policial em Salvador
Cauã Araújo, de 16 anos, faleceu no Hospital Roberto Santos; família acusa PMs de violência durante abordagem no bairro do Urugua
Foto: Divulgação
Cauã Araújo, de 16 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (30), no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Segundo familiares, o adolescente teria sido agredido durante uma abordagem da Polícia Militar ocorrida na tarde da última terça-feira (29), no bairro do Uruguai.
De acordo com Kelly Araújo, tia do jovem, ele havia saído da escola, localizada ao lado da Igreja dos Alagados, quando foi abordado por uma guarnição da PM. Cauã teria relatado à tia que foi agredido com chutes e mostrou a marca de uma bota em sua farda, supostamente deixada pelos policiais. Ainda segundo Kelly, o próprio adolescente afirmou que o chute "foi fraco".
A avó de Cauã chegou a ir até a igreja, onde encontrou o neto na presença dos policiais. Os agentes informaram que o levariam à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), mas, segundo a família, o jovem foi deixado no bairro de Caminho de Areia e retornou para casa andando.
Durante a noite, Cauã passou mal e foi levado para a UPA Santo Antônio, sendo posteriormente transferido para o Hospital Geral Roberto Santos. O quadro se agravou, e ele teve morte encefálica constatada no mesmo dia em que completava 16 anos.
Em nota, a Polícia Militar da Bahia afirmou que, segundo informações da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), não há registro de ocorrência com as características citadas, na data e local mencionados.
“O fato em questão passou a ser de conhecimento da unidade por meio de publicações na imprensa. Diante disso, a PMBA instaurará os procedimentos de apuração pertinentes, conforme preconiza a legislação e os normativos internos”, informou a corporação.