Trump volta a ameaçar Cuba e fala em bloqueio total de petróleo e recursos da Venezuela
Declarações do presidente dos EUA ocorrem dias após a prisão de Nicolás Maduro e provocam reação do governo cubano
Foto: AP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar Cuba neste domingo (11). Segundo o líder norte-americano, o país não terá mais acesso ao petróleo nem a recursos financeiros provenientes da Venezuela.
“NÃO HAVERÁ MAIS PETRÓLEO NEM DINHEIRO INDO PARA CUBA - ZERO! Sugiro fortemente que eles façam um acordo, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS”, disse Trump em uma postagem nas redes sociais.
As declarações ocorrem cerca de uma semana após a prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro, que está detido em Nova York e responde a um processo judicial por crimes como tráfico de drogas e terrorismo.
Pouco antes, Trump republicou uma postagem de um usuário da rede social X que sugeria que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio — filho de imigrantes cubanos — deveria se tornar o novo presidente de Cuba. Ao compartilhar o conteúdo, Trump comentou: “Parece bom para mim”.
Em resposta às ameaças do governo norte-americano, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, afirmou que o país tem o direito de importar petróleo da Venezuela, assim como qualquer outra nação. Ele também destacou que Cuba não recebe compensações financeiras por serviços de segurança.
“Cuba não recebe nem nunca recebeu qualquer compensação monetária ou material pelos serviços de segurança prestados a qualquer país. Diferentemente do US , não temos um governo que se preste ao mercenarismo, à chantagem ou à coerção militar contra outros Estados”, afirmou.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.