Trump nega amizade com Bolsonaro após tarifaço: 'Somente alguém que conheço'
Porém, horas depois, Bolsonaro afirmou ser "apaixonado" pelo americano
Foto: Alan Santos/PR
Durante a polêmica do tarifaço imposto ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou "não ser amigo" do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL). Segundo o mandatário norte-americano, Bolsonaro é somente uma pessoa que "ele conhece".
“Olha, ele não é como um amigo meu. Ele é alguém que eu conheço, e eu o conheço como um representante de milhões de pessoas, brasileiros. Eles são ótimas pessoas, e ele ama o país e lutou muito por essas pessoas, e querem colocá-lo na prisão”, disse Donald Trump para jornalistas na terça-feira (15).
Mesmo assim, para a imprensa, ele voltou a defender Jair Bolsonaro do julgamento que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump apontou o colega como um "bom homem" e que está sofrendo uma "caça às bruxas" no país. Por conta disso, em 9 de julho, Donald Trump enviou uma carta pública ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros. Um dos pontos levantados no documento seria a situação de Jair Bolsonaro na Justiça brasileira.
Porém, a declaração de Donald Trump entra em contradição com as afirmações ditas por Bolsonaro sobre a sua relação com o presidente dos Estados Unidos. Em entrevista ao Poder360 na terça-feira (15), o político informou enxergar Donald Trump como uma "espécie de irmão" e de ter feito futuros para o país em conjunto.
“Sou apaixonado por ele, pelo povo americano, pela política americana, pelo país que é os Estados Unidos. […] Ele me tratava como um irmão. Tenho profunda gratidão por ele. Tivemos um excelente relacionamento. Fizemos planos. Parece que estávamos até namorando”, contou Bolsonaro.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.