Trump faz ataques e chama presidente colombiano de 'traficante de drogas ilegal'
Líder norte-americano também criticou governos de Lula e Maduro e ameaçou cortar subsídios à Colômbia
Foto: YURI GRIPAS/EFE/EPA
Após falas ofensivas aos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e de Nicolás Maduro (Venezuela), o presidente norte-americano Donald Trump fez novos ataques, desta vez contra o mandatário colombiano Gustavo Petro, a quem chamou de “traficante de drogas ilegal”.
Em uma postagem na rede Truth Social, o republicano acusou Petro, sem apresentar provas, de incentivar a “produção massiva” de entorpecentes.
“O objetivo dessa produção de drogas é a venda de quantidades massivas do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos”, afirmou Trump.
Segundo ele, Petro “não faz nada para deter” a produção de drogas no país, e o tráfico teria se tornado o “maior negócio” da Colômbia.
O ex-presidente norte-americano ainda afirmou que o líder colombiano é “mal avaliado” e “muito impopular”. Em tom de ameaça, declarou que, caso o governo colombiano não encerre as operações de drogas, os Estados Unidos o farão “não de forma gentil”.
Trump também disse que os EUA vão encerrar pagamentos e subsídios em larga escala ao país. Até o momento, Gustavo Petro não se manifestou sobre as declarações.