Notícias
Mundo
Tempestades intensas causam mais de mil mortes no sudeste da Ásia

Tempestades intensas causam mais de mil mortes no sudeste da Ásia

Siri Lanka e Indonésia são os mais atingidos pela tempestade e pedem apoio internacional

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução X

O número de mortes em decorrência das devastadoras enchentes e deslizamentos causados pelas tempestades no sudeste asiático ultrapassa os 1.100. As fores chuvas potencializadas por ciclones atingiram partes da Tailândia, Malásia, Indonésia e todo o território de Siri Lanka.

Na Indonésia, o número de mortos já ultrpassa os 600, de acordo com o presidente Prabowo Subianto anunciou que "a prioridade agora é como enviar imediatemente a ajuda necessária". De acordo com a agência nacional de desastres, 464 pessoas seguem desaparecidas, e quase 600 mil foram evacuados das suas residências no oeste do país. O número de mortes é o maior registrado em um desastre natursl desde 2018, quando um terremoto seguido de um tsunami causou mais de duas mortes em territótio indonésio.

Em Siri Lanka, o governo solicitou ajuda internacional para chegar àS pessoas mais isoladas. Ao menos 355 cidadãos perderam suas vidas, outras 366 seguem desaparecidas. Nesta segunda-feira, as chuvas pararam em Colombo, capital do país, e as autoridades aguardam uma redução do nível da água, alguns estabelecimentos comerciais já voltaram ao funcionamento. "Estamos enfrentando o maior e mais difícil desastre natural da nossa história" afirmou o presidente Anura Kumara Dissanayake que decretou estado de emergência. Os danos causados são os mais graves no país desde o tsunami de 2004, que matou aproximadamente 31 mil pessoas e deixou mais de 1 milhão de desabrigados.

Na Tailândia, helicópteros foram ultilizados para resgatar moradores que ficaram ilhados e transportar suprimentos. As autoridades locais informaram nesta segunda-feira o número de 176 mortos nas enchentes, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas. A região sul foi a mais atingida no território tailandês. 

Já na Malásia, duas pessoas perderam suas vidas e aproximadamente 34 mil foram realocadas antes da tempestade.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas