Secretário de Trump afirma que Brasil prejudica Estados Unidos e precisa ser 'consertado'
Howard Lutnick ainda afirma que Brasil precisa reagir corretamente
Foto: Reprodução Flickr
Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, citou o Brasil em uma lista, criada por ele, de países que prejudicam os Estados Unidos. Para o secretário, o Brasil precisa ser corrigido e "reagir corretamente" ao país norte-americano. Declaração foi dada em entrevista ao NewsNation, neste sábado (27), onde o tema central foi abordar os principais desafios comerciais atuais.
"Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles", disse Howard.
Além do Brasil, o único que já está sofrendo com os produtos tarifados, os demais países citados serão afetados pelo tarifaço aplicado por Donald Trump em breve. A medida abrange produtos farmacêuticos, móveis, gabinetes de banheiro, entre outros.
Esta declaração surge apenas três dias depois de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrarem na ONU, onde surgiu-se a expectativa de uma conversa entre os dois presidentes, prometida pelo norte-americano. A possível conversa deve ter as tarifas de 50% a exportações brasileiras como tópico principal.