Notícias
Mundo
Relatório sobre queda de avião que matou 260 pessoas na Índia é divulgado; veja os detalhes

Relatório sobre queda de avião que matou 260 pessoas na Índia é divulgado; veja os detalhes

Acidente aconteceu no dia 12 de junho

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Amit Dave/Reuters

O relatório preliminar do acidente de avião que deixou 260 mortos na Índia, no dia 12 de junho, foi divulgado nesta sexta-feira (11). O fornecimento de combustível para os motores da aeronave foi interrompido 29 segundos antes da queda, como detalha o relatório.

O acidente aconteceu com Boeing 787-8, da Air India, com 242 pessoas a bordo, 169 de nacionalidade indiana, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. Apenas uma pessoa, de nacionalidade indiana, sobreviveu à queda.

O avião caiu logo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, cidade no oeste da Índia. Anteriormente, as autoridades já haviam divulgado que o avião começou a perder altitude após atingir 198 metros de altura.

Confira a sequência de acontecimentos descrita no relatório:

- 13h38:39: avião decola.
- 13h38:42: botões de distribuição de combustível são desligados e oss motores começam a perder potência. Um dos pilotos pergunta ao outro por que ele havia cortado o motor, mas o colega responde que não fez nada.
- 13h38:47: uma turbina de emergência, chamada de RAT, é acionada.
- 13h38:52: botão de distribuição de combustível do motor 1 é religado.
- 13h38:56: botão de distribuição de combustível do motor 2 é religado.
- 13h39:05: um dos pilotos declara emergência, chamando "Mayday, Mayday, Mayday".
- 13h39:11: gravadores de dados e voz são interrompidos, o que é compatível com o momento do impacto no solo.

A causa do acidente ainda é investigada. Como nenhuma recomendação foi feita para a Boeing ou à fabricante do motor, a investigação deve se concentrar em outras hipóteses. O combustível foi submetido a testes e estava em condições satisfatórias.

O destino da aeronave era o aeroporto de Gatwick, em Londres. Na queda, a aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial, matando 29 pessoas que estavam no edifício.

Não há prazo para a divulgação do relatório final.

Tags

Notícias Relacionadas