Notícias
Mundo
Polônia derruba drones russos após 'violação do espaço aéreo'

Polônia derruba drones russos após 'violação do espaço aéreo'

Ação marca a primeira vez que um país da Otan atinge diretamente equipamentos russos dentro de seu território

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Roman Petushkov/REUTERS

As Forças Armadas da Polônia informaram que derrubaram drones russos, marcando a primeira vez que um país da aliança militar Otan atinge diretamente equipamentos russos em seu espaço aéreo desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022.

Caças da Polônia e da Otan foram mobilizados para a ofensiva. Segundo as autoridades, as operações começaram na manhã desta quarta-feira (10) no espaço aéreo polonês.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, está no local das operações, segundo o Ministério da Defesa. Em publicação no X, Tusk afirmou que uma operação “relacionada a múltiplas violações do espaço aéreo polonês” estava em andamento.

As Forças Armadas destacaram que a presença dos drones russos configura uma “violação sem precedentes do espaço aéreo polonês” e representou “uma ameaça real” à segurança dos cidadãos.

Logo após os primeiros relatos sobre os drones, a Polônia interditou quatro aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional Chopin, em Varsóvia.

Os esforços para localizar possíveis locais de queda dos equipamentos continuam. Os militares apontaram três regiões do leste do país como as mais vulneráveis no momento: Podlaskie, Mazowieckie e Lublin — todas próximas à fronteira com Belarus e a Ucrânia.

Não é a primeira vez que caças poloneses são mobilizados desde o início do conflito, mas os episódios anteriores envolviam apenas drones russos atravessando o espaço aéreo do país a caminho da Ucrânia.

A Rússia, até o momento, não se pronunciou sobre o incidente. O presidente russo, Vladimir Putin, tem negado repetidamente qualquer intenção de atacar países da Otan, embora muitas autoridades ocidentais considerem o contrário.

Tags

Notícias Relacionadas