Oposição contesta resultado das eleições na Venezuela
Nicolás Maduro foi reeleito
Foto: Federico Parra/AFP
Após o anúncio do resultado das eleições presidenciais da Venezuela, onde Nicolás Maduro foi reeleito, a oposição disse que o candidato Edmundo González era o verdadeiro vencedor porque, de acordo com Maria Corina, líder da oposição, González teve 70% dos votos e Maduro apenas 30%.
No discurso após os resultados, Maduro disse que os adversários eram "fascistas", defendeu o sistema eleitoral do país e pediu que outros países respeitem o resultado.
Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, solicitou que as autoridades eleitorais da Venezuela publiquem uma contagem detalhada dos votos na eleição a fim de garantir "transparência e responsabilização".
Antes de ser divulgado o resultado, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse que a eleição na Venezuela era "histórica" e disse ainda que a vontade do povo deveria ser respeitada.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que é "difícil de acreditar" na vitória de Maduro e afirmou que a comunidade internacional exige "total transparência das ações e do processo". Javier Milei, presidente da Argentina, disse que não vai reconhecer o resultado da eleição.