Lula liga para o presidente da China Xi Jinping em meio à crise do tarifaço
Presidentes abordaram a importância do G20 e BRICS
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter tido uma conversa mediante um telefonema com o chefe de estado chinês Xi Jinping na noite de segunda-feira (11). O diálogo aconteceu em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos a todos os produtos brasileiros.
Segundo informações do portal G1, a conversa aconteceu a pedido do brasileiro para tratar das relações bilaterais entre Brasil e China e "conjura geopolítica internacional", no caso, a relação com os americanos. Em nota, o governo revelou que a ligação durou cerca de uma hora e que os países "concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo".
"Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites", diz a nota.
Após a ligação, Lula usou as redes sociais para falar sobre a ligação:
"Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência", diz a postagem.
Em uma relação que já é considerada antiga, após as relações diplomáticas entre EUA e Brasil, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), entre os meses de janeiro e julho deste ano, as exportações entre os países já superaram os R$ 313 bilhões. Já as importações são aproximadamente R$ 227 bilhões.