Notícias
Mundo
Lula conversa por telefone com Putin sobre guerra na Ucrânia após encontro do russo com Trump

Lula conversa por telefone com Putin sobre guerra na Ucrânia após encontro do russo com Trump

Durante a ligação, Putin relatou a Lula os pontos principais da reunião

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta segunda-feira (18), uma conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O diálogo, de acordo com o Palácio do Planalto, teve duração aproximada de 30 minutos.

Durante a ligação, Putin relatou a Lula os pontos principais da reunião que teve na última sexta-feira (15) com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontro realizado para tratar da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Segundo nota oficial do governo brasileiro, após expor os temas debatidos com Trump, o líder russo reconheceu a atuação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conduzida em parceria com a China para buscar soluções diplomáticas ao conflito.

Na versão divulgada pelo Planalto, Putin classificou a conversa com Lula como “positiva”. O presidente brasileiro, por sua vez, agradeceu o telefonema, reiterou o compromisso do país em apoiar qualquer esforço que leve a uma solução pacífica e desejou êxito nas negociações em andamento.

A embaixada da Rússia no Brasil confirmou o conteúdo da ligação. Em comunicado, destacou que Lula considerou valiosas as informações recebidas, especialmente em relação ao trabalho desenvolvido pelo Grupo de Amigos da Paz. O texto também frisou o interesse mútuo em fortalecer o diálogo entre Brasil e Rússia, além da cooperação dentro do bloco do Brics.

A guerra no Leste Europeu já dura mais de três anos, desde a invasão russa à Ucrânia. O encontro entre Putin e Trump, realizado no Alasca, terminou sem avanços concretos para encerrar o conflito. Ainda nesta segunda-feira, Trump receberá em Washington o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, junto a outros sete líderes europeus, em uma nova tentativa de buscar alternativas para a paz.

Tags

Notícias Relacionadas