Líder da oposição contra Nicolás Maduro, vence o Prêmio Nobel da Paz 2025, desbancando Donald Trump
María Corina Machado teve seu reconhecimento pela busca da democracia e dos direitos humanos na Venezuela
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A líder da oposição da Venezuela, que luta contra a ditadura de Nicolas Maduro, María Corina Machado, é a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira (10), pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo.
Segundo o comitê, María Corina venceu o prêmio ao reconhecerem "seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela". O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas, o que representa cerca de R$ 6,2 milhões.
"A democracia é uma condição prévia para a paz duradoura. Quando líderes autoritários tomam o poder, é essencial reconhecer os defensores da liberdade que se erguem e resistem", destacou o Comitê.
Machado foi boicotada e impedida de disputar as eleições presidenciais em 2024 e apoio Edmundo González Urrutia, candidato da oposição unificada. "Ela manteve-se no país, mesmo sob grave risco, inspirando milhões de pessoas", acrescentou o Comitê.
"Ela demonstrou que as ferramentas da democracia também são as ferramentas da paz. María Corina Machado personifica a esperança de um futuro em que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam protegidos e suas vozes ouvidas", concluiu o comunicado.
Venceu Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump também participou da "votação", fazendo uma campanha intensa para vencer a premiação. No mês de setembro, durante uma reunião com a cúpula militar dos EUA, Trump apontou que seria um insulto para o país se ele não ganhasse o prêmio.