Israel bombardeia Iêmen e mata primeiro-ministro do país
Israel afirmou que o ataque foi direcionado lideranças do Iêmen que estavam alinhadas ao Irã
Foto: Khaled Abdullah
Neste sábado (30), uma agência de notícias do Iêmen informou a morte do primeiro-ministro do país, Ahmad Ghaleb al-Rahwi, além de vários outros ministros do país após um ataque de Israel direcionado à capital, Sanaã. O ataque foi realizado na última quinta-feira (28), assim como informado pela agência iemenita.
Israel, por sua vez, confirmou a autoria do ataque e afirmou que o bombardeio teve como alvo o chefe do Estado-Maior, o ministro da Defesa e outros altos funcionários do Iêmen que estavam alinhados ao Irã. O exército israelense afirmou que seus caças atacaram um complexo na região de Sanaã onde altos dirigentes do governo Houthi estavam reunidos.
Os Houthis, grupo que controla o Iêmen e tem aliança com o Irã, têm atacado embarcações no Mar Vermelho em atos que descrevem como solidariedade aos palestinos em Gaza. Além disso, eles lançaram mísseis contra Israel, mas a maioria deles foi interceptada.
Israel respondeu com ataques a áreas controladas pelos Houthis no Iêmen, incluindo o estratégico porto de Hodeidah, o segundo maior do país.