Notícias
Mundo
Hillary Clinton critica Trump por taxar Brasil: “Está defendendo amigo corrupto”

Hillary Clinton critica Trump por taxar Brasil: “Está defendendo amigo corrupto”

Ex-primeira-dama dos EUA diz que americanos vão pagar mais caro pela carne para proteger Bolsonaro, alvo de sanções

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Wikimedia Commons

A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, se manifestou contra as tarifas impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros, especialmente a carne bovina. Em publicação feita nesta quinta-feira (10), Hillary criticou a decisão do ex-presidente norte-americano, alegando que a medida visa proteger “seu amigo corrupto”.

“Você está prestes a pagar mais por carne bovina não só porque Trump quer proteger seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre a política comercial a ele”, declarou Hillary nas redes sociais.

Hillary, que concorreu à presidência dos EUA em 2016 pelo Partido Democrata, sendo derrotada por Trump, voltou ao debate político ao comentar diretamente os impactos da nova política tarifária anunciada pela atual gestão republicana.

A nova tarifa

Na quarta-feira (9), Trump divulgou uma medida que estabelece uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, alegando motivos políticos para a decisão. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nas redes sociais, Trump justificou a medida com base no que chamou de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.

Nesta sexta-feira (11), Trump reforçou sua posição e saiu novamente em defesa do ex-presidente brasileiro. Em nova declaração, afirmou que Bolsonaro tem sido tratado de maneira “injusta” e que o considera um “homem bom”.

A fala de Hillary Clinton expõe a divisão política dentro dos Estados Unidos em torno da relação com o Brasil e dos impactos econômicos que as decisões de Trump podem gerar no mercado interno americano.

Tags

Notícias Relacionadas