Notícias
Mundo
Greve na Argentina: Voos cancelados, protestos e jornada de 12 horas

Greve na Argentina: Voos cancelados, protestos e jornada de 12 horas

Paralização geral do governo Milei tem adesão próxima aos 90%

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, a Argentina enfrentou a quarta greve geral do governo Javier Milei. As ruas foram tomadas por manifestantes na luta contra a reforma trabalhista, que amplia a jornada para até 12 horas e restringe direitos. A paralização que durou 24 horas teve início à meia-noite do mesmo dia em que ocorreu a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, por 135 votos favoráveis e 115 contrários. Entrtetanto, o texto retornou ao Senado, para ratificar a eliminação do artigo que previa a redução dos salários durante a licença médica.

A greve foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e teve uma adesão considerada alta, cerca de 90%. Como estratégia, os principais centros urbanos foram esvaziados, com adesão inicial dos sindicatos de transporte de passageiros, além de trabalhadores portuários, bancários, comércio e setor público.

Na aviação, o impacto foi imediato. De acordo com informações da Aerolíneas Argentinas, 255 voos foram cancelados, o que afetou aproximadamente 31 mil passageiros e causou um prejuízo estimado de US$ 3 milhões. No Brasil, pelo menos 62 voos foram suspensos nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.

Além dos aeroportos, a greve afetou sistemas de trens e metrôs, que foram paralizados, fechou bancos e causou a redução das atividades comerciais e produtivas, além de partidas de futebol que foram suspensas.

O projeto prevê a redução de idenizações, flexibilização de regras de contratação, mudanças no sistema de férias, possibilidade de pagamento de salários em moeda estrangeira e aumento da jornada padrão de 8 para 12 horas. As mudanças mobilizaram milhares de trabalhadores nas imediações do Congresso.

Nos arredores do Congresso, foram registrados confrontos entre forças poilciais e manifestantes, o ato que inicialmente tinha caráter pacífico, se tornou um conflito, dezenas de garrafas foram lançadas contra o cordão policial, que respondeu com água e gás lacrimogênico. A greve ocorre em meio a sinais de retração da atividade industrial, fontes sindicais indicam o fechamento de pelo menos 21 mil empresas fecharam e aproximadamente 300 mil empregos foram perdidos desde dezembro de 2023. 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas