Governo Trump confirma início de operação militar na América Latina em combate ao narcotráfico
Informação foi confirmada nesta quinta (13) pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth
Foto: Reprodução Flickr WhiteHouse
Após informação divulgada pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth, nesta quinta-feira (13), o governo de Donald Trump anunciou um lançamento de uma operação militar na América Latina. A mando do presidente norte-americano, os Estados Unidos pretendem combater os "narcoterroristas", em ação batizada de Lança do Sul, liderada pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM).
“O presidente Trump ordenou a ação, e o Departamento de Guerra está cumprindo a ordem. Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e a SOUTCHOM, esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério ocidental é a vizinhança da América — e nós o protegeremos”, informou Hegseth.
Apesar do anúncio oficial, o Pentágono não deu muitos detalhes específicos de como funcionará a operação Lança do Sul. Recentemente, navios dos EUA, caças F-35 entre outros veículos de guerras foram mobilizados para região do Caribe. Com isso, mais de 19 bombardeios contra barcos na região foram ligados por um possível combate ao Tráfico de Drogas.
Ao menos 80 pessoas morreram nessas operações, mas não existem provas concretas que liga o crime as embarcações atingidas. Em outubro, Trump sinalizou que as operações no mar podem se tornar terrestres.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.