Europa responde à ameaça de Trump de anexar a Groelândia aos EUA
França e Alemanha lideram movimento após ameaças dos EUA
Foto: Reuters/Jonathan Ernst
Em meio aos momentos de tensão com a Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro, Donald Trump voltou suas atenções para a Groelândia, um território autônomo dinamarquês que ocupa uma considerável porcentagem do território da América do Norte. Os EUA demonstraram a intenção de obter o controle do território. A decisão abalou os parceiros europeus da Otan, a aliança militar que há quase 80 anos garante a estabilidade do Atlântico Norte.
A Casa branca confirmou que a opção militar está sob a mesa do presidente para conquistar a Groelândia, a conquista do território é vista como uma importante vitória para o governo. Os EUA visam as novas rotas marítimas no Ártico, em decorrência do derretimento do gelo, além da possibilidade da exploração de minerais raros do território.
França, Alemanha e outros países aliados afirmaram estar trabalhando na elaboração de um plano como resposta a um possível ataque de Trump à Groelândia. O ministro das Relações exteriores francês, Jean-Noël Barrot, afirmou que o assunto seria discutido e desenvolido em uma reunião nesta quarta-feira.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.