Notícias
Mundo
Estudantes que sofrem bullying apresentam piores desempenhos na vida acadêmica

Estudantes que sofrem bullying apresentam piores desempenhos na vida acadêmica

O estudo foi feito pela Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências

| Autor: Redação

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O desempenho escolar dos estudantes brasileiros é prejudicado pelo bullying, de acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado nesta quarta-feira (4). A pesquisa mostrou que alunos que sofreram bullying tiveram até 72 pontos a menos em suas notas, em comparação com aqueles que não passaram por essa experiência, destacando o impacto negativo dessa violência no aprendizado.

Esta é a primeira vez que o Brasil participa do Timss, e os dados revelam que no 4º ano, 24% dos alunos afirmaram sofrer bullying, com uma média de 368 pontos em matemática e 387 pontos em ciências, abaixo do nível considerado baixo no exame. Em contraste, 48% dos estudantes que não sofreram bullying alcançaram 427 pontos em matemática e 459 pontos em ciências. A situação é semelhante no 8º ano, onde 23% dos alunos relataram bullying e tiveram uma média de 384 pontos em ciências e 346 pontos em matemática, enquanto os que não vivenciaram a violência alcançaram 446 e 403 pontos, respectivamente.

O estudo, realizado com 44.900 estudantes brasileiros, também evidenciou que mais da metade dos alunos não atingem o nível básico de matemática e mais de um terço não dominam os conhecimentos básicos de ciências, colocando o Brasil abaixo da média internacional nessas áreas. Além disso, a Lei 13.185/2015, que combate o bullying, exige que as escolas adotem medidas de prevenção e combate à violência.

Tags

Notícias Relacionadas