Donald Trump anuncia que guerra entre Israel e o Hamas chegou ao fim
Apesar do anúncio, gabinete israelense se reunirá nesta quinta (9)
Foto: Reprodução Flickr The Trump WhiteHouse
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (9), Donald Trump afirmou que a guerra entre Israel e o grupo Hamas, em Gaza, chegou ao fim. Um dia antes, quarta (8), o presidente dos Estados Unidos comentou que houve um "avanço significativo no Oriente Médio", se referindo a um acordo de cessar-fogo na mesma região.
“Ontem à noite, alcançamos um avanço significativo no Oriente Médio — algo que as pessoas diziam que nunca aconteceria. Acabamos com a guerra em Gaza… Garantimos a libertação de todos os reféns restantes”, afirmou Trump na coletiva.
Mesmo após declaração de Trump, o gabinete israelense se reunirá nesta quinta (9) para definir como será o “plano para a libertação de todos os reféns israelenses”. Além disso, outra votação acontecerá para discutir sobre o cessar-fogo.
O conflito foi iniciado, em Gaza, por Israel após ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, que levou cerca de 1,2 mil pessoas, com maioria sendo civis israelenses. Mais de 67 mil palestinos, maioria da população civil, foram mortos após a ofensiva militar de Israel. Grande parte do território foi destruído pelo conflito.
Apesar de ainda não ser divulgado outros detalhes do acordo, a expectativa é que 20 reféns sejam liberados no próximo domingo (12), enquanto os restos mortais de outros 28 reféns seja devolvido em etapas. As tropas israelenses se retirarão de partes de Gaza e prisioneiros palestinos serão liberados das prisões israelenses.