Notícias
Mundo
Donald Trump admite que está disposto a usar a força para anexar a Groenlândia

Donald Trump admite que está disposto a usar a força para anexar a Groenlândia

Presidente dos Estados Unidos afirmou ainda que Rússia e China também querem o controle do território

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Daniel Torok/White House

Nesta sexta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país tomará “alguma providência” para anexar a Groenlândia, território autônomo controlado pela Dinamarca, seja “do jeito fácil ou do jeito difícil”. Segundo ele, a medida seria necessária para impedir a presença militar de potências rivais no Ártico.

Em seguida, Trump questionou a soberania histórica da Dinamarca sobre a ilha. “Sou um grande fã [da Dinamarca], mas o fato de um barco deles ter atracado lá há 500 anos não significa que eles sejam donos da terra”, acrescentou.

As declarações ocorrem em meio a discussões internas no governo dos EUA sobre alternativas para assumir o controle do território, incluindo a possibilidade de compra da ilha. A ideia foi defendida publicamente pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em reuniões com parlamentares republicanos.

Além disso, a Casa Branca já admitiu que avalia “diversos cenários”, sem descartar o uso de força, o que gerou forte reação de Copenhague.

Resposta

Mette Frederiksen, primeira-ministra dinamarquesa, alertou que um ataque ao território significaria o fim da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), da qual os dois países fazem parte.

Por sua vez, a Groenlândia tem direito à autodeterminação e pode decidir sobre sua independência por meio de um referendo. Apesar disso, a política externa e de defesa da ilha segue sob responsabilidade dinamarquesa.
 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas