Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, falece aos 84 anos
Político era um dos mais polêmicos do cenário em sua época e foi o precursor da invasão ao Iraque
Foto: Wikimedia Commons
Faleceu na manhã desta terça-feira (4) o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, aos 84 anos. Um dos mais polêmicos e mais poderosos vice-presidentes da história dos Estados Unidos, Cheney esteve no poder durante o governo do presidente George W. Bush, entre os anos de 2001 e 2009.
Cheney foi o responsável por arquitetar e iniciar a operação chamada "guerra contra o terror" de Bush, em represália aos ataques terroristas sofridos no dia 11 de setembro, o que culminou na invasão ao Iraque. Na invasão ao Iraque, em 2003, Cheney foi um dos maiores defensores da tese do governo Bush de que o país tinha um suposto arsenal de armas de destruição em massa. Entretanto, nenhuma dessas armas foi encontrada.
Nesse período, ele entrou em conflito com vários assessores importantes de Bush, incluindo os Secretários de Estado Colin Powell e Condoleezza Rice, e defendeu algumas técnicas de interrogatório "aprimoradas" para sujeitos suspeitos de terrorismo, que incluíam afogamento simulado e privação de sono. Porém, o Comitê de Inteligência do Senado dos EUA e o relator especial da ONU sobre antiterrorismo e direitos humanos classificaram as "tais técnicas aprimoradas" como tortura.
Cheney sofreu de problemas cardíacos durante grande parte da vida e teve o primeiro de vários ataques cardíacos aos 37 anos. Ele passou por um transplante de coração em 2012.
Seu mandato acabou sendo marcado por um forte período de terrorismo, inclusive o ex-político revelou que havia desligado a função sem fio de seu desfibrilador anos antes, com medo de terroristas lhe enviarem um choque fatal remotamente.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.