Deputada de Honduras é atingida por artefato explosivo durante entrevista
Momento ocorreu em meio a caos político vivido pelo país
Foto: Reprodução
Na tarde da última quinta-feira (8), uma deputada de Honduras, Gladis Aurora Lopez, ficou ferida após ser atingida por um artefato explosivo. Momento do ataque aconteceu durante entrevista nos arredores do Congresso Nacional, de onde saiu o objeto. Registrado por vídeos, o momento chocou o planeta e membros do partido governista Liberdade e Refundação (Libre) são suspeitos.
Honduras vive uma crise interna após convocação de uma sessão para discutir a recontagem de votos das eleições gerais. Divulgado em 24 de dezembro, o resultado aponta vitória do candidato conservador Nasry Asfura, do Partido Nacional.
De acordo com informações do jornal El Heraldo, a deputada, também do Partido Nacional, foi atingida quando tentava entrar no prédio do Legislativo. Pelas imagens registradas, é possível perceber o momento em que ela havia parado para conversar com jornalistas quando ocorreu a explosão.
Luis Redondo, presidente do Congresso Nacional, condenou o episódio e determinou a abertura de uma investigação. O responsável será procurado pelas câmeras de segurança e registros do sistema de emergência.
O povo hondurenho foi às urnas no dia 30 de novembro, em uma eleição marcada por disputa acirrada e semanas de atraso na divulgação do resultado. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiou a candidatura de Asfura.
Eleito, Asfura volta a colocar um governo conservador no país após Xiomara Castro ser eleita em 2021. Antes deste ano, Honduras foi governada por conservadores por 12 anos.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.